top of page

O QUE É MUNDO VUCA?

Atualizado: 15 de mar. de 2022

Goste-se ou não, vivemos no tal mundo VUCA, o famoso acrônimo em inglês feito para descrever quatro características dos tempos atuais: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.


Uma organização baseada num comando central não funciona mais. Hoje, faz mais sentido pensar num modelo como uma revoada de pássaros. As aves se movimentam adaptando-se ao ambiente e olhando para os outros pássaros ao seu redor”. Não há como fugir do caos, diz Finette. É preciso abraçá-lo. Levar ordem a ele. Assim, é possível ser muito mais inovador e construir algo com maior escalabilidade PASCAL FINETTE, CHEFE DO PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO ABERTA DA SINGULARITY UNIVERSITY.


MUNDO VUCA E ACCOUNTABILITY


Tudo muda o tempo todo!




Neste cenário de constantes transformações todos os mercados, empresas e pessoas são impactados. Já ouviu falar no Mundo VUCA?


Mundo VUCA significa, em português, volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Todos nós somos influenciados pelo MUNDO VUCA, o que os desafia a atuarem como protagonistas na evolução contínua da empresa. Isso chama-se ACCOUNTABILITY, responsabilidade pelo o que acontece e por prestar contas sobre o resultado.


ACCOUNTABILITY é o coração de todo o negócio de sucesso e deve fazer parte da vida das pessoas.

É importante entender que ACCOUNTABILITY vai além da responsabilidade. Ser accountable por algo é ter real sentimento de implicação pelo resultado, seja positivo ou negativo.


Vamos ver um exemplo:

Um episódio em que um adolescente que, com autorização dos pais, usa o carro da família, apesar de não ter idade e nem habilitação. Caso um acidente ocorra, enquanto o adolescente estiver conduzindo o veículo, ele será o autor e, portanto, o responsável pelo acidente. Entretanto, que, será chamado a prestar contas serão os pais, uma vez que o adolescente é menor de idade.

Entendeu? 🙂


Quer saber mais? O site EXAME publicou um artigo sobre este assunto, abordando também a geração Millenium, clique para acessar.


Saiba mais sobre como se proteger suas informações neste mundo onde tudo é compartilhado. Clique aqui para acessar dicas de segurança da informação.

Um outro conceito que cresce a cada ano é o conceito de Mundo Smart, quer saber mais? Clique aqui.


A mudança está em você, no seu meio, no seu mundo!

Seja esta mudança,faça parte do Mundo VUCA!


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page